Israel e o movimento islamita radical palestino Hamas, no poder na Faixa de Gaza, celebram há "várias semanas" negociações indiretas para aliviar o bloqueio do enclave palestino na aplicação do acordo de trégua alcançado em novembro, noticiou esta sexta-feira a televisão privada Channel 2.
As negociações, das quais participam funcionários israelenses, se celebram com a mediação de egípcios, acrescentou a emissora israelense.
Estas discussões se concentram na abertura da passagem de Rafah, entre o Egito e a Faixa de Gaza, para a chegada de materiais de construção procedentes do Qatar, assim como na autorização para a entrada de produtos agrícolas de Gaza em Israel.
Em dezembro, Israel anunciou que se preparava para autorizar a entrada de material de construção em Gaza pela primeira vez desde 2007.
Um porta-voz do Hamas confirmou nesta sexta-feira que tinham ocorrido negociações via Egito, no marco do acordo fechado em novembro depois de oito dias de uma mortal ofensiva israelense contra os grupos armados de Gaza. No entanto, a fonte destacou não ter havido contato nas duas últimas semanas.
Israel impôs restrições às importações de Gaza depois do sequestro, em 2006, do soldado israelense Gilad Shalit, libertado pelo Hamas em 2011. O bloqueio se intensificou em 2007, quando o Hamas assumiu o controle da Faixa de Gaza.