Um forte esquema de segurança está sendo montado pelas autoridades mexicanas para proteger os tenistas que participarão do torneio ATP de Acapulco, que começa na próxima semana e contará com a presença do astro espanhol Rafael Nadal, informou nesta segunda-feira à AFP um funcionário do governo local.
"Cerca de 4.000 elementos da Polícia e do Exército serão mobilizados", disse à AFP esta fonte do governo da província de Guerrero, no sul do país.
Em 11 anos de existência, é a primeira vez que o torneio conta com um esquema se segurança desta importância. A região, que sofre há anos com a violência do crime organizado, está ainda mais sob tensão desde que seis turistas espanholas foram estupradas no início do mês em Barra Vieja, pequena localidade situada a 24 quilômetros de Acapulco.
A estratégia das autoridades locais é de fechar os pontos de acesso ao estádio Mextenis, onde será realizado o torneio ao criar um perímetro de segurança para controlar a entrada do público.
O número de mobilizados para esta operação equivale ao triplo do total de funcionários da Polícia de Acapulco, cicade de dois milhões de habitantes.