O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, disse nesta segunda-feira que espera que o dirigente venezuelano Hugo Chávez, que regressou a Caracas após dois meses de tratamento em Havana, continue seu processo de recuperação.
"Esta manhã escutamos as notícias sobre a chegada do presidente Chávez a Venezuela. Esperamos que continue seu processo de recuperação", declarou Santos durante uma cúpula de governantes na ilha caribenha de San Andrés.
Chávez, de 58 anos, retornou de forma inesperada na madrugada desta segunda à capital venezuelana, após mais de dois meses em Cuba, recuperado de sua quarta operação de câncer.
A Colômbia "vem gerando confiança, vínculos especiais de comunicação" com a Venezuela, ressaltou. Santos mostrou-se confiante que continuará fortalecendo as relações bilaterais, assim como outros países vizinhos.
Santos ainda recordou que a chanceler colombiana María Ángela Holguín esteve recentemente em Caracas com o vice-presidente, Nicolás Maduro, e com o novo chanceler Elías Jaua.
Na véspera, a guerrilha comunista das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) desejaram também uma "breve recuperação" a Chávez. Membros das FARC expressaram votos de melhoras em Havana, onde retomaram nesta segunda-feira as negociações de paz que realizam com o governo de Santos desde novembro de 2012.
"Desejamos ao presidente Chávez uma breve recuperação e ao povo venezuelano esperança que a revolução bolivariana continuará promovendo a justiça social e a soberania", disse o chefe da delegação das FARC, Iván Márquez, antes de retomar as negociações após o recesso de uma semana.