Jornal Estado de Minas

Enviado de Ahmadinejad busca aumentar laços econômicos entre Irã e Cuba

AFP

O vice-presidente do Irã para as Relações Internacionais, Ali Saeidlo, desembarcou em Havana como enviado especial do presidente Mahmud Ahmadinejad para tentar estreitar as relações econômicas entre os dois países ao "alto nível dos laços políticos existentes", disse nesta terça-feira.

Saeidlo "expressou a vontade de promover o intercâmbio com a ilha do Caribe e eliminar os obstáculos persistentes neste campo", informou a agência Prensa Latina, ao noticiar o encontro com o vice-presidente Ricardo Cabrisas e o ministro de Investimento Estrangeiro e Comércio Exterior, Rodrigo Malmierca.

O vice-presidente iraniano está acompanhado "de uma numerosa delegação oficial, segundo disse, com o propósito de levar os vínculos econômicos ao nível dos laços políticos existentes", acrescentou a agência.

Por sua vez, Cabrisas saudou o visitante e enfatizou que "este diálogo permitirá relançar o intercâmbio bilateral".

Esta é a segunda visita do enviado especial à Cuba em menos de um ano. Em maio de 2012, ele chegou à Havana com um convite para o presidente Raúl Castro para que participasse na cúpula do Movimento de Países Não-Alinhados, realizada em Teerã em agosto.

Nessa visita, Saeidlo se encontrou com o número dois do governo de Cuba, o vice-presidente José Ramón Machado com quem falou sobre as relações entre Cuba e Irã e ambos "ratificaram sua disposição de continuar estreitando os laços de amizade e cooperação", segundo um informe oficial dessa data.

Cuba e Irã mantêm estreitas relações políticas fortalecidas com a visita de Ahmadinejad à Havana em janeiro do ano passado.

Havana apoia o direito do Irã de desenvolver um programa nuclear com fins pacíficos, enquanto Teerã condena o embargo que os Estados Unidos mantêm há meio século sobre a ilha.