O papa Bento XVI mudou as regras do conclave que vai eleger seu sucessor, de forma que os cardeais podem adiantar a data do início da reunião se todos chegaram a Roma antes da transição de 15 dias que costuma separar dois pontificados.
Leia Mais
Cardeal britânico renuncia e não participará de conclavePapa encerra suas aparições públicas como chefe da IgrejaChefe da Igreja Católica da Escócia acusado de atos impróprios Bento XVI realiza sua última audiência pública como PapaPapa interino: Tarcisio Bertone vai administrar o Vaticano até o fim do ConclaveFutura residência de Bento XVI, um oásis de paz na colina de Roma"Deixo, no entanto, ao Colégio de Cardeais a faculdade de antecipar o início do conclave se for constatada a presença de todos os cardeais eleitores no Vaticano", afirma o texto do decreto papal, escrito em latim.
O papa também decidiu entregar "exclusivamente" a seu sucessor o relatório secreto elaborado por três cardeais sobre o vazamento de documentos confidenciais do pontífice, o escândalo conhecido como "Vatileaks".
A data do início do conclave é importante porque a Semana Santa começa em 24 de março, sendo a Páscoa no dia 31 de março. Para que um novo papa já tenha sido escolhido durante o mais solene período litúrgico da igreja, ele teria de ser empossado até domingo, 17 de março, uma data muito apertada caso o conclave tenha início apenas no dia 15 de março.