Jornal Estado de Minas

Magnata australiano apresenta em Nova York projeto de réplica do Titanic

AFP

O excêntrico magnata australiano Clive Palmer revelou nesta terça-feira, em Nova York, os avanços de seu plano para construir uma réplica perfeita do Titanic, na qual pensa incorporar botes salva-vidas sobressalentes.

Mais de um século depois de o original transatlântico afundar no Atlântico Norte, Palmer acredita que chegou a hora de o mítico barco completar seu trajeto inacabado até Nova York.

"O Titanic foi o navio dos sonhos. O Titanic II será o barco em que os sonhos vão virar realidade", anunciou Palmer no lançamento oficial do projeto em Nova York.

Mantendo as mesmas divisões estritas daquelas de 1912 entre primeira, segunda e terceira classes, os passageiros comerão ou em camarotes suntuosamente decorados ou em uma grande mesa comum. "Não haverá mistura real" entre classes, disse Palmer.

Os passageiros no setor de luxo desfrutarão da majestosa escadaria e uma reprodução exata dos banheiros turcos e a piscina do Titanic.

Rejeitando o ceticismo público sobre o projeto, Palmer explicou que se firmará um contrato com a empresa chinesa CSC Shipyard nos próximos dias e que a construção começará no final deste ano e o lançamento ocorrerá em 2016. Os números referentes aos custos não foram divulgados.

O excêntrico empresário do setor da mineração afirmou que não conseguiu resistir a tentação de dar uma segunda chance a um dos barcos mais desafortunados da História.

"Não sou muito supersticioso", comentou.

O Titanic II será muito parecido ao original, embora vá incorporar algumas modificações como uma ponte suplementar, mais botes salva-vidas, tobogãs de segurança e salas públicas abertas aos passageiros.