A primeira etapa da reunião preliminar do Colégio de Cardeais, na manhã desta segunda-feira (4), transcorreu em clima de serenidade, com a presença de 142 religiosos que decidiram enviar uma mensagem ao papa emérito Bento XVI. A reunião marca o início das conversas preparatórias para o conclave (quando será eleito o futuro papa). A expectativa é que a partir dessa reunião seja definida a data em que começará o conclave, que não tem prazo para terminar.
Em entrevista coletiva, o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, disse que a reunião transcorreu em clima de serenidade e que uma mensagem será enviada a Bento XVI. A reunião foi dividida em duas fases – de manhã, que começou às 9h30 (5h de Brasília), e à tarde, que começará às 17h (13h de Brasília)
”Há uma atmosfera de serenidade e muito construtiva. Há um desejo de participar ativamente e de forma muito clara, neste momento tão importante de discernimento sobre a situação da Igreja no mundo e os critérios para a escolha do novo pastor da Igreja universal”, disse o porta-voz.
Na segunda etapa da reunião, há dois momentos de meditação, com intervalo de 30 minutos. À tarde, os cardeais deverão elaborar uma mensagem para Bento XVI. Segundo o porta-voz, as reuniões preparatórias são usadas também para que alguns cardeais, que ainda não se conhecem, tenham contato pessoal.