Jornal Estado de Minas

Nicolás Maduro agradece a Chávez e quer garantir paz nas ruas

Em pronunciamento emocionado, vice-presidente pretende manter políticas do presidente

Tomaz de Alvarenga

Nicolás Maduro, em pronunciamento em cadeia nacional, quando anunciou a morte de Chávez - Foto: HO / TELESUR / AFP

“Nos encontrávamos acompanhado de suas filhas e recebemos a informação mais dura e trágica. Às 16h25 de hoje, dia 5 de março, faleceu o comandante e presidente Hugo Chávez Frías”.

Confira fotos de Hugo Chávez

Com esta frase, em lágrimas, o vice-presidente venezuelano Nicolás Maduro comunicou em cadeia nacional a morte de Hugo Chávez.

Maduro prosseguiu, afirmando que o chefe de Estado morreu após “lutar bravamente contra uma enfermidade durante quase dois anos, com amor do seu povo e sua bênção, com a lealdade mais absoluta de seus companheiros e companheiras de luta e com o amor de todos os seus familiares”.

Entre soluços, Nicolás Maduro se solidarizou com os familiares e ordenou que as Forças Armadas e a Polícia Nacional vão imediatamente para as ruas proteger a população e garantir a ordem.

O vice-presidente agradeceu a Chávez e reafirmou seguir o projeto chavista. “Comandante, onde você estiver, obrigado mil vezes, agradeço em nome do povo que você protegeu, amou e que nunca te deixou na mão”.

Maduro reforçou os pedidos para que a população “canalize as dores com paz e tranquilidade”. O vice-presidente pediu “compreensão e respeito profundo aos maiores ideais de paz e democracia da pátria”.