Jornal Estado de Minas

Dilma Rousseff faz pronunciamento sobre a morte de Hugo Chávez

Presidente disse que falecimento enche de tristeza todos os latino-americanos: "Era um Amigo do Brasil"

  "Morte de Chávez deixará vazio na história e no coração da América Latina", disse Dilma - Foto: REUTERS/Ueslei Marcelino

A presidente Dilma Rousseff falou  sobre a morte de Hugo Chávez durante o 11ª Congresso de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. Durante o pronunciamento, referiu-se ao líder venezuelano como um homem generoso e propôs um minuto de silêncio em sua homenagem.

 Veja imagens da população em luto na Venezuela

 Veja fotos de Chávez com outros líderes

 Veja fotos da trajetória política de Chávez

Dilma abriu o discurso emocionada. "Hoje, lamentavelmente, infelizmente e com tristeza, eu digo a vocês que morreu

um grande latino americano, o presidente Hugo Chávez Frías. Essa morte deve encher de tristeza todos os Latino-Americanos”, declarou.


A presidente não poupou elogios ao líder da Venezuela, dizendo que “Hugo Chávez foi sem duvida uma liderança comprometida, generosa com todos aqueles que neste continente precisavam dele”, afirmou.


“Hoje, como sempre, nós reconhecemos nele uma grande liderança, uma perda irreparável e um amigo para o povo brasileiro”, prosseguiu Dilma, destacando o papel que o venezuelano assumiu entre os líderes do continente. “O presidente Hugo Chávez deixará no coração, na história e nas lutas da América Latina um vazio”.


Por fim, Dilma destacou a admiração pessoal que tinha por Chávez: “Lamento como presidente da República e como uma pessoa que tinha por ele grande carinho”.