"Quando se produzir a vacância absoluta do presidente eleito ou presidenta eleita antes da posse, se procederá a uma nova eleição universal, direta e secreta, dentro dos trinta dias consecutivos seguintes. Enquanto se elege e toma posse o novo presidente ou nova presidenta, se encarregará da presidência da República o presidente ou presidenta da Assembleia Nacional.
Veja fotos de Hugo Chávez
Venezuela em luto
Chávez e autoridades
Leia Mais
Líderes mundiais rendem tributo a Hugo ChávezGoverno do PT estreitou laços com Hugo ChávezObstinado pelo poder, Chávez se tornou ícone do socialismo na América LatinaSalva de 21 tiros homenageará Chávez nas principais cidades da VenezuelaMorte de presidente põe futuro do chavismo em xequeMaduro assume governo interinamente e Venezuela se prepara para novas eleições Lula lamenta morte de Chávez, que lutou por um 'mundo mais justo'Chávez é derrotado pelo câncer aos 58 anosVenezuelanos dizem adeus a Hugo Chávez"Se a falta absoluta ocorrer durante os últimos dois anos do período constitucional, o vice-presidente executivo ou a vice-presidenta executiva assumirá a presidência da República até o final do referido período".
A situação após a morte de Hugo Chávez é excepcional, já que ele não tomou posse para o terceiro mandato consecutivo de seis anos no dia 10 de janeiro passado, diante da Assembleia Nacional, como previa a Constituição, mas o Supremo Tribunal decidiu que ele poderia fazê-lo mais tarde, no próprio órgão, e que o "poder executivo constituído permanecia sendo exercido cabalmente com base no princípio da continuidade administrativa".
Antes de viajar a Havana para a quarta operação contra um câncer, Chávez disse que se ficasse "inabilitado" para governar, Maduro deveria assumir o governo e ser o candidato governista.
"Nicolás Maduro não apenas deve concluir o período, mas na minha firme opinião, plena como a lua cheia, irrevogável, absoluta, total, é que neste cenário, que obrigará a convocação de eleições presidenciais, que elejam Nicolás Maduro como presidente da República Bolivariana da Venezuela".