Luto na Venezuela
Chávez e autoridades
Infográfico mostra biografia de Chávez
Não há detalhes sobre a data exata das eleições na Venezuela. Nos últimos meses, os aliados de Chávez e a oposição apresentaram interpretações divergentes sobre a Constituição, em caso da morte do presidente da República – que foi reeleito em outubro para o quarto mandato.
Leia Mais
Dilma e Lula lamentam a morte de Hugo ChávezLula lamenta morte de Chávez, que lutou por um 'mundo mais justo'Hugo Chávez visto através de suas frasesLíderes latino-americanos lamentam a morte de ChávezEvolução dos dados sócio-econômicos da Venezela de Hugo ChávezOposição venezuelana vai boicotar posse de MaduroImprensa europeia destaca incerteza na Venezuela após morte de ChávezVenezuelanos dizem adeus a Hugo ChávezKirchner, Mujica e Morales chegam a Caracas para se despedir de ChávezLíderes mundiais rendem tributo a Hugo ChávezGoverno do PT estreitou laços com Hugo ChávezInstabilidade cambial e morte de Chávez podem atrasar entrada da Venezuela no MercosulObstinado pelo poder, Chávez se tornou ícone do socialismo na América LatinaSalva de 21 tiros homenageará Chávez nas principais cidades da VenezuelaMorte de presidente põe futuro do chavismo em xequeSaiba o que diz a Constituição sobre a sucessão de ChávezEm dezembro, antes de seguir para Cuba, para a quarta cirurgia destinada à retirada de um tumor maligno na região pélvica, Chávez recomendou à população que Maduro assumisse o governo se ele ficasse incapacitado. Na ocasião, a orientação de Chávez causou surpresa.
A Constituição determina que o presidente da Assembleia Nacional assuma o poder se o presidente morrer antes de tomar posse. Chávez não compareceu à posse agendada para 10 de janeiro, mas o Supremo Tribunal aprovou um adiamento e decidiu que não haveria interrupção entre governos.
O ministro das Relações Exteriores, Elias Jaua, anunciou que a Venezuela terá uma semana de luto. Por sete dias, estão suspensas as atividades escolares nas instituições públicas e privadas. O enterro de Chávez ocorrerá sexta-feira (8), a partir das 10h. A previsão é que o corpo seja enterrado na Academia Militar.
A presidenta Dilma Rousseff deverá comparecer ao enterro. Os presidentes da Argentina, Cristina Kirchner, e do Uruguai, José Pepe Mujica, confirmaram que estarão presentes nas últimas homenagens ao líder venezuelano. Chávez morreu nessa terça-feira (5) à tarde depois de lutar por cerca de 20 meses contra um câncer na região pélvica.