Jornal Estado de Minas

Cortejo fúnebre com o corpo de Chávez passa pelas principais ruas de Caracas

Enterro está marcado para esta sexta-feira, às 10h

Estado de Minas

Multidão acompanha o cortejo fúnebre de Hugo Chávez pelas ruas de Caracas - Foto: AFP PHOTO/Telesur
O cortejo fúnebre com o corpo do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, segue pelas ruas de Caracas nesta quarta-feira, sendo acompanhado por uma multidão de apoiadores do chavismo. Usando roupas vermelhas, milhares de pessoas tentam se aproximar do carro que leva a urna do líder venezuelano. Militares da Guarda Nacional fazem a segurança do cortejo que vai percorrer 6,3 quilômetros até a Academia Militar onde será feito o velório de Hugo Chávez. Moradores de outras cidades venezuelanas também se dirigem até a capital para despedirem-se do presidente.

Galeria de fotos de Hugo Chávez

A rede estatal Telesur informou que Hugo Chávez já vinha preparando politicamente a estratégia para a sucessão, caso não tivesse condições de assumir a presidência. O grande desafio de seus seguidores é manter a união em torno do projeto chavista sem a figura de seu criador. Em 30 dias será realizada uma eleição nacional onde Nicolas Maduro, que foi escolhido como vice-presidente de Chávez, terá como principal adversário Henrique Capriles, que disputou as últimas eleições em 2012 e conseguiu 44% dos votos. Paralelamente, nas eleições regionais, os grupos que apóiam Cháves saíram vitoriosos, conquistando 19 dos 23 estados do país.

 

 

Os presidentes Evo Morales (Bolívia), José Pepe Mujica (Uruguai) e Cristina Kirchner (Argentina) chegaram nesta quarta-feira a Caracas para o velório e enterro. A presidenta Dilma Rousseff e o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, viajarão na quinta-feira à tarde para a Venezuela. O enterro de Chávez está marcado para sexta-feira (8) às 10h.
Os presidentes Sebastián Piñera (Chile) e Rafael Correa (Equador) também devem viajar para Caracas para prestar as últimas homenagens ao líder venezuelano. Paralelamente, sete países decretaram luto oficial pela morte de Chávez.

Chávez morreu às 16h47 (horário de Caracas) de terça-feira, em Caracas, aos 58 anos, vítima de complicações de um câncer na região pélvica. Em dezembro do ano passado, ele foi submetido à quarta cirurgia para a retirada de um tumor maligno. As últimas imagens de Chávez foram fotografias, divulgadas pelo governo venezuelano, ao lado das duas filhas no hospital, em Cuba, onde passava por tratamento.

Com informações da Agência Brasil e da Telesur