O presidente cubano, Raúl Castro, afirmou nesta quinta-feira que seu amigo e aliado Hugo Chávez morreu "invicto, invencível e vitorioso", e "entrou pela portada frente da História", em suas primeiras declarações sobre o falecimento do chefe de Estado venezuelano.
"O mais importante agora é que o nosso povo, e o que conseguimos avançar com a influência dele nesses poucos anos, não retrocederá. Lutaremos pela unidade, a unidade de cada povo, do povo venezuelano, do povo cubano", emendou.
"Ele entrou pela porta da frente da História e ninguém pode fechar essa porta e esquecer o que aconteceu, o povo venezuelano saberá defender suas conquistas, e nós, como sempre, estaremos ao lado deles, prontos para o combate", acrescentou o presidente cubano.
Antes de viajar, Raúl Castro colocou uma rosa branca junto ao retrato de Chávez na Praça da Revolução Antonio Maceo, em Santiago de Cuba.
Raúl Castro, assim como a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula, já chegou a Caracas para participar do funeral de Chávez na sexta-feira.