Na véspera, hoje (11), do início do conclave (quando será eleito o papa), os cardeais se reúnem para o último encontro preliminar no Vaticano. Contadas as reuniões que ocorreram duas vezes ao dia, esta será a décima. Os 158 cardeais, incluindo os 115 que votarão na eleição do sucessor do papa emérito Bento XVI, comparecerão ao encontro que ocorrerá apenas de manhã. A expectativa é que sejam definidos os últimos detalhes para a assembleia de amanhã (12).
Leia Mais
Imprensa internacional aposta em dom Odilo Scherer para próximo papaQuase tudo pronto no Vaticano para a escolha do papaVaticano instala chaminé para sinalizar eleição de papaTodos os cardeais a postos para a sucessão papalConclave para escolha do próximo papa começará no dia 12Vaticano se recusa a credenciar autor de livro sobre VatileaksEscolha de sucessor de Bento XVI dificilmente sairá amanhã, indica porta-voz Na véspera do conclave, ainda é incerto local da cerimônia para o papa eleito receber anelPrincipais jornais italianos apostam em três candidatosOperários trabalham nos acertos finais da varanda onde papa eleito dará primeira bênçãoO tema, porém, que tem predominado em todos os encontros é o perfil do sucessor de Bento XVI. Sem fornecer detalhes, Lombardi reitera que, guiados pelo Espírito Santo, os cardeais elegerão aquele que manterá a Igreja unida. Nas missas celebradas ontem (10), cardeais e padres citaram a Parábola do Filho Pródigo – aquele que é perdoado pelo pai após esbanjar os bens de família – para ressaltar a importância do perdão e da reconciliação.
Cotado para ser eleito papa, o arcebispo de São Paulo, dom Odilo Pedro Scherer, de 63 anos, celebrou missa de quase uma hora e meia. Nela, ele mencionou as palavras “perdão”, “reconciliação” e “conciliação” várias vezes. Dom Odilo lembrou que a Páscoa é o tempo de reconciliar e pediu reflexão a todos.
“Não basta só o perdão individual, é preciso pensar na humanidade, no perdão interior. É o perdão completo para se restituir a dignidade”, disse dom Odilo, ressaltando que a eleição do papa tem provocado grande interesse pela Igreja Católica Apostólica Romana.