Os perfis dos cardeais com direito a voto no conclave variam não só pela nacionalidade, mas também pela idade e experiência. Dos 115 cardeais que participarão da eleição do sucessor do papa emérito Bento XVI, 60 são da Europa, 19 da América Latina, 14 da América do Norte (Canadá e Estados Unidos), 11 da África, dez da Ásia e um da Oceania.
Veja o infográfico sobre a renúncia de Bento XVI
Apenas um cardeal com 80 anos estará presente ao conclave. É o alemão Walter Kasper, que completou 80 anos no último dia 5. Como o aniversário dele foi depois da chamada sé vacante (período sem papa), que começou em 28 de fevereiro, ele tem o direito de votar.
Leia Mais
Pelo menos sete cardeais são apontados como os mais cotados para suceder Bento XVICardeais se dividem em quatro correntesConclave tem 115 cardeais e o Espírito SantoCardeais se despedem no Twitter antes do início do conclaveCardeais buscam inspiração divina para escolha do novo papaOlhares se voltam para a Capela Sistina, de onde sairá a fumaçaSegundo dia do conclave tem quatro votações e fumaça poderá ser vista em dois momentosPrimeiro dia do conclave termina sem escolher novo papaConclave tem história de sete séculosCélebre frase de anúncio de eleição do papa terá sotaque francêsPortugueses apontam dom Odilo Scherer com um dos favoritos para ser o novo papaA maior parte dos cardeais que escolherá o papa a partir de hoje foi nomeada por Bento XVI. São 67 cardeais nomeados pelo papa emérito e 48 por João Paulo II. Dos cinco brasileiros presentes ao conclave, dom Geraldo Majella Agnelo, de 79 anos, e dom Cláudio Hummes, de 78, foram nomeados por Bento XVI.
O papa João Paulo II, morto em 2005, nomeou os cardeais dom Raymundo Damasceno Assis, de 76 anos, dom João Braz de Aviz, 64 anos, e dom Odilo Scherer, de 63 anos. Dom Odilo é apontado pelos vaticanistas, especialistas em temas do Vaticano, como um dos candidatos com mais possibilidades de suceder Bento XVI. Ele evita comentar o assunto.