O presidente do Conselho Pontífice da Pastoral de Assistência de Imigrantes, o cardeal italiano Antonio Maria Vegliò, 75 anos, teve um mal-estar hoje (12) durante a missa que antecedeu o início do conclave. Vegliò estava na Basílica São Pedro.
Veja o infográfico sobre a renúncia de Bento XVI
Não há informações sobre o estado de saúde do cardeal italiano nem se ele vai participar da primeira votação para a eleição do sucessor do papa emérito Bento XVI. A votação começa às 17h (13h de Brasília), na Capela Sistina, na qual os cardeais com direito a voto ficarão isolados.
Leia Mais
Conclave tem história de sete séculosVeja os religiosos mais cotados para a liderança do VaticanoCardeal decano pede que todos cooperem para a unidade da IgrejaEscolha do papa é apenas um dos desafios dos cardeaisPapa emérito não participará de cerimônias de seu sucessorPela segunda vez, fumaça negra sai do Vaticano e anuncia que novo papa ainda não foi eleitoSegundo dia do conclave tem quatro votações e fumaça poderá ser vista em dois momentosPrimeiro dia do conclave termina sem escolher novo papaDos 115 cardeais que devem participar da eleição do sucessor do papa emérito Bento XVI, 60 são da Europa, 19 da América Latina, 14 da América do Norte (Canadá e Estados Unidos), 11 da África, dez da Ásia e um da Oceania.
Apenas um cardeal, com 80 anos, estará presente no conclave. É o cardeal alemão Walter Kasper, que completou 80 anos no último dia 5. Como o aniversário dele foi depois da chamada Sede Vacante (período sem papa), que começou em 28 de fevereiro, ele tem direito a voto.