Jornal Estado de Minas

Pela segunda vez, fumaça negra sai do Vaticano e anuncia que novo papa ainda não foi eleito

Conclave segue sem definição e novo sinal será emitido na tarde desta quarta-feira

Alexandre Carneiro

Às 11h47 no horário local, a fumaça foi vista saindo do Vaticano - Foto: VINCENZO PINTO VINCENZO PINTO / AFP
Pela segunda vez, fumaça negra saiu pela chaminé montada na Capela Sistina, anunciando que os 115 cardeais que fazem parte do conclave ainda não chegaram a um consenso sobre o sucessor de Bento XVI.

 Veja o infográfico sobre a renúncia de Bento XVI

 Veja a galeria de fotos do conclave para escolher o novo papa

 A fumaça saiu às 11h40 no horário local (7h40 em Brasília). Assim como aconteceu nesta terça-feira, uma multidão enfrenta chuva para acompanhar o conclave na Praça de São Pedro, no Vaticano.

 

No segundo dia do conclave, estão previstas quatro votações e a fumaça poderá ser vista em dois momentos. Diferentemente do que ocorreu nesta terça-feira (12), não há missas nem cerimônias. Por volta das 18h (14h de Brasília) , um novo sinal de fumaça deverá ser emitido pelos religiosos. 

 Sem um favorito claro, analistas citam vários nomes, como o italiano Angelo Scola, o brasileiro Odilo Scherer, o canadense Marc Ouellet e o americano Timothy Dolan.

 Mas também apontam que se o conclave levar mais tempo do que o estimado, existe a possibilidade de que algum nome que não figurou entre os favoritos acabe como o eleito, lembrando o ditado de Roma: "quem entra Papa no conclave sai cardeal".

 O cálculo dos vaticanistas é que o conclave dure, no mínimo, três dias e, no máximo, 11. Nos últimos 100 anos, no entanto, nenhum conclave superou cinco dias. Há oito anos, Bento XVI, que renunciou inesperadamente em 28 de fevereiro por "falta de forças", foi eleito no segundo dia, após quatro votações.

 Para a obtenção da cor branca ou escura da fumaça, vista na Praça de São Pedro, símbolo da decisão dos cardeais, é adicionada à queima das cédulas de papel um produto químico. A fumaça pode ser  vista da chaminé da capela, por cerca de cinco minutos.

  - Foto:

 *Com agências