O clima de frustração predominou entre os fiéis e curiosos que aguardaram a fumaça branca da chaminé da Capela Sistina – que revela a decisão do conclave -, na Praça de São Pedro. Muitos esperavam a fumaça em meio a orações, enquanto outros disseram estar conformados, pois torcem que o sucessor do papa emérito Bento XVI atenda às expectativas dos católicos.
Veja o infográfico sobre a renúncia de Bento XVI
Veja a galeria de fotos do conclave para escolher o novo papa
Os brasileiros e estrangeiros de passagem pelo Vaticano demonstraram compreensão com a demora na decisão. Porém, as opiniões sobre como deve ser o sucessor de Bento XVI aumentam à medida que o conclave é estendido. Os fiéis esperam que o papa eleito seja próximo ao povo, humano e moderno.
Leia Mais
Pela segunda vez, fumaça negra sai do Vaticano e anuncia que novo papa ainda não foi eleitoSegundo dia do conclave tem quatro votações e fumaça poderá ser vista em dois momentosConclave tem história de sete séculosVeja os religiosos mais cotados para a liderança do VaticanoCardeal decano pede que todos cooperem para a unidade da IgrejaCardeais que participam do conclave estão bem de saúde e de bom humor, diz porta-voz do VaticanoSem consenso para a eleição do papa, cardeais se reunirão para mais duas votações nesta quarta-feiraVaticano reforça esquema de segurança para o conclaveO empresário de São Paulo Alexandre Xavier, em viagem de turismo pela Itália, disse esperar que os cardeais escolham um papa que corresponda ao mundo atual. “O papa eleito deve ser moderno, como o século 21, com ideias novas”, disse ele, lembrando que escândalos e denúncias devem ser investigados. “Passou o tempo em que tudo isso era escondido.”