Jornal Estado de Minas

Sem consenso para a eleição do papa, cardeais se reunirão para mais duas votações nesta quarta-feira

Primeira votação do dia foi inconclusiva

Agência Brasil

  Fumaça negra na manhã desta quarta-feira anunciou que novo papa ainda não foi eleito - Foto: ANDREAS SOLARO / AFP

Os cardeais voltarão a se reunir hoje (13), na parte da tarde, em busca de consenso para eleger o sucessor de Bento XVI, atualmente papa emérito. Pela manhã, duas votações acabaram sem acordo. A fumaça escura foi vista pela chaminé da Capela Sistina por volta das 11h35 (7h35 de Brasília). À tarde, também ocorrerão duas votações. A expectativa é que a fumaça – escura ou branca, se houver consenso, – seja vista novamente por volta das 19h40 (15h40 de Brasilília).

 Veja o infográfico sobre a renúncia de Bento XVI

 Veja a galeria de fotos do conclave para escolher o novo papa

 O segundo dia de votações ocorreu de forma semelhante ao primeiro, que foi ontem (12). Os vaticanistas estimam que o conclave seja encerrado amanhã (13) com a eleição do papa. A ideia, segundo eles, é que o novo pontífice participe das celebrações da Quaresma. Mas há especulações de que o conclave possa durar até a próxima semana.

 

Na Praça São Pedro, fiéis e peregrinos, como ontem, não esconderam a decepção ao verem a fumaça preta. Um “oh” foi ouvido em coro. A chuva fina e a temperatura de 11 graus Celsius, no Vaticano, não afastaram as pessoas das áreas em frente da Capela Sistina.

 O resultado da votação, a exemplo de ontem, foi divulgado apenas por meio da fumaça, que durou cerca cinco minutos.

 O porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, é aguardado para um coletiva por volta das 13h (9h de Brasília). Lombardi deve responder às perguntas dos jornalistas, que têm várias dúvidas, como em quanto tempo após a eleição haverá a coroação do sucessor de Bento XVI, onde será a cerimônia e se o papa emérito participará das solenidades.

  - Foto: