A chaminé instalada no teto da Capela Sisitina anunciou na tarde desta quarta-feira que um novo papa foi escolhido. A divulgação do nome do novo pontífice deve ser feita ainda na próxima hora.
A multidão reunida na praça São Pedro comemorou quando, às 19h05 (horário local, 15h05 em Brasília), a fumaça branca começou a sair da chaminé. Conforme manda a tradição, o cardeal escolhido, que ainda não teve a identidade revelada, já aceitou se tornar o novo papa da Igreja Católica.
Assim como na eleição de Bento XVI, a escolha foi feita no segundo dia de Conclave. Existe uma grande expectativa sobre a identidade do novo líder da igreja.
O eleito será o primeiro papa a assumir o pontificado com o antecessor vivo, em 600 anos.A sinalização foi recebida com entusiasmo por fiéis, turistas, curiosos e religiosos que lotam a praça e agora aguardam o anúncio do nome do novo pontífice.
Leia Mais
Conclave durou apenas 2 dias. Veja como foiCardeais que participam do conclave estão bem de saúde e de bom humor, diz porta-voz do VaticanoVaticano reforça esquema de segurança para o conclaveFiéis rezam pelo conclave
Nos próximos dias, então, será realizada a cerimônia chamada de coroação. Na solenidade, o papa receberá as vestes e o sapato vermelho, além do anel de pescador. O cajado poderá ser entregue antes. Essa solenidade costuma reunir apenas os cardeais e alguns religiosos – padres e freis – que atuam como assistentes.
Com a eleição do sucessor, Bento XVI espera conseguir pôr em prática o que pretendia, ao renunciar em 28 de fevereiro: viver em oração. Até o fim de abril, ele deverá morar em Castel Gandolfo, que é a residência de verão dos papas. Depois passará a viver em um mosteiro nos arredores do Vaticano O local, que servirá de moradia para Bento XVI está em reformas.
O anúncio da renúncia foi feito pelo hoje papa emérito no dia 11 de fevereiro. Em comunicado, Bento XVI justificou sua decisão alegando a idade avançada. O alemão Joseph Ratzinger, de 85 anos, assumiu o comando da Igreja Católica em 19 de abril de 2005, após a morte de João Paulo II. Aos 78 anos, Ratzinger foi um dos cardeais mais idosos a ser eleito papa. Ele assumiu o posto em meio a denúncias de abuso sexual de crianças por clérigos. A renúncia foi a primeira de um papa na era moderna.Aguarde mais informações
Com agências