Leia Mais
Cristina Kirchner saúda designação de Papa argentinoMesmo decepcionados, brasileiros saúdam o Papa argentinoBergoglio é primeiro papa a evocar Francisco de AssisPapa Francisco convida fiéis para oração por Bento XVIEscolha do nome 'Francisco' pelo novo papa reflete momento de transformação da IgrejaIgreja está de olho na América Latina, diz arcebispo do RioA escolha do cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio para substituir Bento XVI pegou religiosos e fiéis de surpresa. Mas o novo líder da igreja foi bem acolhido pelos seguidores católicos, já que é conhecido como uma pessoa simples e dedicada. Para o padre Paulo Carrara, que celebra missas há cerca de dois anos na Igreja São José, em Belo Horizonte, a escolha é motivo de comemoração. “Ninguém esperava, era um cardeal que não estava entre os mais cotados”, comentou. Carrara lembra que o argentino tem todas as credenciais para ocupar o posto. “Ele é um homem íntegro, tem fama de santidade, muito amado pelo povo argentino, que é uma comunidade muito católica”.
O padre Antônio Carlos Ribeiro, há mais de quatro anos na Igreja de Lourdes, na rua da Bahia, também se diz contente com a sucessão no Vaticano. “Era uma expectativa grande ter um papa latino-americano pela primeira vez. O Brasil e o México também tinham candidatos, mas veio um argentino”, afirma. Ele acredita que o continente terá benefícios. “Isso vai dar um vigor, o mundo todo vai olhar para o nosso lado”.
O padre Célio Silva Diniz, há 13 anos na paróquia Santo Antônio, de Venda Nova, na região norte, concorda. “A torcida era para que o papa fosse um cardeal latino-americano era muito grande e, graças a Deus, fomos atendidos. A América Latina é onde estão os países mais católicos do mundo e a nossa mentalidade é mais popular, mais preocupada com o povo mesmo, ao contrário da Europa”, explica.
O frei Jacir de Freitas, diretor do Colégio Santo Antônio, afirmou que foi uma escolha iluminada pelo Espírito Santo. "Era a Igreja mais precisava neste momento”.
Com Benny Cohen, Tábita Martins, Gabriela Pacheco e Renata Stuart