Leia Mais
Igreja ortodoxa russa saúda eleição do novo Papa FranciscoPosição de Bergoglio durante ditadura argentina gera polêmica nas redes sociaisOnda de esperança após eleição do primeiro Papa latino-americanoEscolha do nome é decisão pessoal do papa, dizem religiososPrimeiro sul-americano, papa Francisco já deixa sua marcaPapa Francisco vai à igreja rezar a Nossa Senhora e dispensa carro oficial Argentinos lotam Catedral de Buenos Aires para comemorar eleição de Bergoglio"O novo papa escolheu o nome Francisco, de Francisco de Assis, conhecido com o Pobrezinho de Assis. Isso indica como será o papado. Acho que ele vai representar o contrário de todos os luxos do Vaticano", disse. O padre destacou ainda o fato de o novo papa ter feito a sua primeir aparição pública com um crucifixo de madeira, simbolizando a simplicidade da ordem dos jesuítas. "O papa é quem abençoa, ele fez uma oração pedindo para que ele mesmo fosse abençoado junto com os fiés", complementou.
Em relação à questões polêmicas como o aborto e a homossexualidade, Cigoña disse que os jesuítas têm uma formação ecumênica e que são "abertos às diferenças". No entanto, como papa, "são impostos certos condicionamentos. Não sei como ele agirá", declarou.
Em nota, a Aquidiocese de Brasília diz que "se alegra com a eleição do novo papa. Certamente nossas orações contribuíram para este momento de alegria. Em Cristo". Amanhã (14), o arcebispo de Brasília, dom Sergio da Rocha, fará a saudação oficial ao novo papa, na Cúria Metropolitana de Brasília, na Esplanada dos Ministérios.