Leia Mais
Primeiro sul-americano, papa Francisco já deixa sua marcaPapa Francisco vai à igreja rezar a Nossa Senhora e dispensa carro oficial Argentinos lotam Catedral de Buenos Aires para comemorar eleição de BergoglioPadre jesuíta destaca quebra de paradigma na escolha de BergoglioPosição de Bergoglio durante ditadura argentina gera polêmica nas redes sociaisFrancisco fez questão de andar de ônibus e pagar conta da hospedagemMineiros que moram na Argentina comemoram escolha do papaA simplicidade, a proximidade com a população e a busca pela compreensão e pelo respeito à cultura local são marcas dos jesuítas. De acordo com a história, Francisco Xavier, que viveu no século 16, morreu humildemente sobre uma esteira segurando a cruz de madeira – que é o símbolo dos jesuítas. Ontem, ao ser apresentado aos fiéis, o papa usava a cruz de madeira.
O papa Francisco é da Ordem Companhia de Jesus, também conhecida como jesuíta, que foi fundada no século 16 e passou a ser conhecida por suas ações missionárias, de pesquisas e de educação. Os jesuítas defenderam as primeiras reformas da Igreja Católica Apostólica Romana.
Na chegada dos portugueses ao Brasil, os jesuítas os acompanharam e atuaram na catequese dos indígenas.
Os princípios históricos dos jesuítas foram evocados nessa quarta-feira pelo papa. Ele ressaltou que uma das tarefas da Igreja é evangelizar. A afirmação ocorre no momento em que o número de católicos sofre redução em países nos quais sempre predominou, como o Brasil. O papa emérito Bento XVI demonstrava preocupação com a queda de fiéis da Igreja.