O papa Francisco demonstrou sua humildade nesta quinta-feira, ao ir pessoalmente ao hotel onde estava hospedado para pegar sua bagagem e pagar a conta, mostrando um estilo diferente de papado na comparação com seu antecessor, que preferia ficava abrigado no Vaticano.
A mudança em relação ao pontificado de Bento XVI ficou evidente já na escolha da vestimenta. Francisco manteve a cruz peitoral simples de seus dias como bispo, evitando a capa vermelha que Bento usou ao ser apresentado ao mundo pela primeira vez em 2005, escolhendo a batina branca simples do papado.
Leia Mais
Papa Francisco celebra primeira missa na Capela SistinaPapa Francisco impede que portas de basílica onde foi rezar fossem fechadasFrancisco, um nome escolhido para ressaltar ligação do Papa com os pobresFrancisco fez questão de andar de ônibus e pagar conta da hospedagemFoto em preto e branco mostra os três últimos papas juntosCom o papa Francisco, relações do Brasil com o Vaticano deverão ser cada vez mais intensasDenúncias sobre Bergoglio dividem opiniões na ArgentinaPapa argentino assume papel importante no relacionamento entre a Igreja e o EstadoArgentinos em BH dividem opiniõesNovo papa poderá ter mais compromissos na Jornada Mundial da JuventudeAo celebrar missa, papa alerta que Igreja não pode ser uma ONG piedosaMaradona: a "mão de Deus" voltou a intervir a favor da ArgentinaNovo papa deve colocar 'ordem na casa' mas não vai promover mudanças doutrinárias, diz especialistaJustiça francesa tentou em vão interrogar Bergoglio por morte de padre"Parece para mim que de agora em diante é certo uma grande mudança de estilo, o que, para nós, não é algo pequeno", disse Rubin, lembrando como o ex-cardeal Jorge Bergoglio celebrava missas com ex-prostitutas em Buenos Aires.
"Ele acredita que a igreja tem de ir para as ruas", afirmou, "para expressar esta proximidade da igreja e seu acompanhamento das pessoas que sofrem".
Francisco iniciou seu primeiro dia como papa fazendo uma visita, num carro simples, a uma basílica de Roma dedicada à Virgem Maria e orou perante o ícone da santa.
A expectativa é que Francisco destaque algumas de suas prioridades como papa na homilia. O Vaticano disse que provavelmente ela deverá ser feita em italiano, outra alteração em relação a Bento XVI, cuja primeira homilia foi proferida em latin.
Na manhã de quinta-feira, o novo papa fez uma parada no hotel de propriedade do Vaticano, onde costuma se hospedar durante visitas a Roma, e onde estava antes do início do conclave para escolher o sua bagagem, pagar a conta e cumprimentar os funcionários.
"Ele quis vir aqui porque queria agradecer os funcionários, as pessoas que trabalham na hospedaria", disse o reverendo Pawel Rytel-Andrianek, que está hospedado no local. "Ele cumprimentou todos um por um, sem pressa."
"As pessoas dizem que nunca, nesses 20 anos, ele pediu um carro (do Vaticano)", declarou o reverendo. "Mesmo quando ele foi para o conclave com um padre de sua diocese, ele simplesmente saiu andando, pegou um táxi e foi para o conclave. Muito simples para um futuro papa."
Francisco exibiu o mesmo senso de simplicidade e humildade logo após sua eleição, evitando o uso do sedan especial que o transportaria até o hotel, para, dessa forma, andar no ônibus com outros cardeais. Ele recusou também a plataforma elevada de onde poderia cumprimentar os cardeais, revelou o cardeal norte-americano. As informações são da Associated Press.