O argentino Jorge Bergoglio, o papa Francisco, deu detalhes do momento em que decidiu ser padre em uma entrevista intimista que concedeu a uma rádio paroquial de Buenos Aires em novembro de 2012 e cujos trechos foram divulgados na noite de sábado no site YouTube.
"Quando criança, uma vez havia pensado em ser padre, mas como também pensamos em ser engenheiros, médicos, músicos (...)", explicou Bergoglio à rádio La 96 Voz de Caacupé, da paróquia que ele frequentava na região pobre de 21-Zavaleta, no bairro de Barracas, em Buenos Aires.
Na entrevista, ao ser interrogado pelo padre Juan Isasmendi em seu programa "Mateando con el pueblo", o então arcebispo da Argentina explicou que o chamado para sua vocação religiosa ocorreu na manhã de um dia 21 de setembro.
Leia Mais
Papa homenageia padre argentino que se dedica a meninos de rua e dependentes químicosFiéis lotam Praça São Pedro para celebrar primeiro Angelus do papa FranciscoPapa Francisco reza o primeiro Angelus de seu pontificadoAssis, na Itália, atrai mais turistas após eleição do novo papaHumildade marca início do pontificado de FranciscoControle do cofre do vaticano é desafio para o novo papaPapa Francisco deve ocupar apartamento nos próximos diasVargas Llosa diz que papa Francisco pode superar anacronismos da IgrejaA igreja de São José está localizada em seu bairro natal, a apenas duas quadras da casa onde viveu junto aos seus irmãos e pais até entrar no seminário da ordem jesuíta.
"São essas coisas que você sente por dentro, que não sabe como são, e olhei, estava escuro, uma manhã de setembro, e vejo que vinha um padre caminhando, não o conhecia, não era da igreja e se sentou no último confessionário, à esquerda, olhando para o altar, e ali eu não sei o que deu em mim", narra.
"Senti como se alguém me agarrasse por dentro e me levasse ao confessionário, não sei o que aconteceu ali, evidentemente contei a ele minhas coisas, me confessei, mas não sei o que aconteceu", explicou em tom sereno e pausado, como se ainda se assustasse com a lembrança daquele momento.
Bergoglio disse que depois soube que seu confessor era um sacerdote da província de Corrientes (noroeste) que "tinha um câncer, uma leucemia, morreu no ano seguinte. Ali senti que tinha que ser padre, não hesitei, não hesitei", disse.
Após a designação de Bergoglio como Sumo Pontífice, a rádio resgatou o áudio desta entrevista e decidiu divulgá-la pela internet.