O Papa Francisco recebeu nesta terça-feira o anel do Pescador e o pálio, os dois símbolos da autoridade papal, no início de uma missa solene celebrada na Praça de São Pedro.
Dezenas de milhares de pessoas, incluindo 31 chefes de Estado, acompanham a missa de inauguração do primeiro Papa latino-americano e jesuíta da história.
Leia Mais
Dilma conversa com o papa Francisco Sorrindo, papa circula entre fiéis, beija crianças e abençoa peregrinosPapa Francisco demonstra conhecer política de combate à pobreza no BrasilPapa diz a Dilma que é necessário empenho conjunto no combate às drogasEm segunda, o decano do colégio cardinalício, Angelo Sodano, colocou o anel do Pescador no dedo anular da mão direita.
Francisco, que em menos de uma semana conquistou os fiéis com sua simplicidade e espontaneidade, escolheu um anel de prata, e não de ouro.
Os dois símbolos estavam guardados junto ao túmulo de São Pedro, onde o novo Papa rezou antes da cerimônia pública de "início do ministério petrino de bispo de Roma".
Respeito
Durante sua homilia na missa de inauguração de seu pontificado na Praça de São Pedro ele pediu o "respeito por todas as criaturas de Deus e pelo entorno no qual vivemos".
O papa também pediu nesta terça-feira aos dirigentes do mundo a não permitir que "os sinais de destruição" guiem o mundo."Não deixemos que os sinais de destruição e de morte acompanhem o caminho deste nosso mundo", disse o Papa a "todos os que ocupam postos de responsabilidade nos âmbitos econômico, político e social", diante de vários chefes de Estado e de Governo.
Uma das chefes de estado que esteve presente na cerimônia foi a presidente do Brasil, Dilma Rousseff. Após a cerimônia, os dois se cumprimentaram e conversaram por alguns minutos. Dilma elogiou o empenho do papa em dar prioridade aos pobres. Ela ressaltou ontem que o papa Francisco “tem um papel importante a cumprir”.