O ator britânico Richard Griffiths, que interpretou no cinema o tio de Harry Potter na famosa saga do jovem bruxo, morreu aos 65 anos depois de ser submetido a uma operação cardíaca, anunciou nesta sexta-feira seu agente.
Embora tenha começado sua carreira como ator de teatro, depois participou de diversas séries de televisão britânica, encarnando, entre outros, um inspetor nos anos 90, Henry Crabbe, na bem-sucedida série "Pie in the Sky".
Mas se tornou conhecido em todo o mundo ao interpretar no cinema o tio de Harry Potter, Valter (Vernon) Dursley, um homem bruto e antipático, reconhecido por sua obesidade e por seu grande bigode, que odeia o mundo dos bruxos.
Dursley é obrigado a receber Harry em sua casa após a morte de seus pais, mas o trata mal e o obriga a dormir em um armário sob a escada.
Daniel Radcliffe, que interpretou o bruxo em toda a série, homenageou este artista, cujo "incentivo, apoio e humor" fizeram com que seu trabalho de ator fosse "uma alegria".
"Em agosto de 2000, antes do início oficial da filmagem de Harry Potter, rodamos uma cena em frente à casa dos Dursley. Era a primeira vez que eu tinha que interpretar Harry, estava nervoso e ele me tranquilizou", disse Radcliffe. "Estou orgulhoso de dizer que o conheci", acrescentou.