Leia Mais
Corte de Justiça Europeia rejeita recursos de Itália e Espanha contra patente únicaItália intercepta família que levava 12 barras de ouro ilegalmente para SuíçaItália pode adiantar escolha de novo presidenteParlamento reelege Napolitano como presidente da ItáliaItália começa votação para escolher novo presidenteMilena, no entanto, não disse se vai aceitar ser a candidata do partido do ex-comediante Beppe Grilo. Ela desbancou outros oito possíveis candidatos na votação, incluindo o ex-premiê italiano Romano Prodi e a ex-comissária europeia Emma Bonino. Em segundo lugar na votação ficou o médico Gino Strada, fundador de uma ONG de serviços médicos emergenciais. O advogado Stefano Rodota ficou em terceiro.
A eleição do Parlamento para escolher o novo presidente da Itália, prevista para quinta-feira, pode representar uma virada no impasse político provocado pelas eleições gerais de fevereiro no país, que deixaram o Parlamento sem maioria definida. Como a constituição italiana não permite que o atual presidente, Giorgio Napolitano, dissolva o legislativo e convoque novas eleições nos últimos seis meses do seu mandato, seu sucessor vai assumir a tarefa de formar um governo que tenha apoio parlamentar suficiente para sobreviver, ou, em último caso, convocar novas eleições.
O colégio eleitoral composto por parlamentares nacionais e representantes regionais vai se reunir na manhã de quinta-feira. Uma maioria de dois terços é necessária nas primeiras três rodadas de votação. A partir daí, a maioria simples é suficiente, o que pode evidenciar a influência do Partido Democrático de centro-esquerda, vencedor das eleições de fevereiro.