(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Parlamento italiano não consegue eleger presidente mais uma vez

Segunda rodada de votação terminou com maioria dos votos em branco. Terceira rodada acontece na próxima sexta-feira


postado em 18/04/2013 14:43 / atualizado em 18/04/2013 15:22

Após duas tentativas, parlamento italiano ainda não conseguiu eleger sucessor de Giorgio Napolitano(foto: ANDREAS SOLARO / AFP)
Após duas tentativas, parlamento italiano ainda não conseguiu eleger sucessor de Giorgio Napolitano (foto: ANDREAS SOLARO / AFP)

O Parlamento da Itália voltou a fracassar na tentativa de eleger o novo presidente do país na segunda rodada de votação realizada hoje.

Com cerca de metade dos votos contados, a maioria estava em branco. A eleição do sucessor de Giorgio Napolitano será retomada amanhã, com uma terceira rodada de votação. A partir da quarta rodada, o novo presidente pode ser escolhido por maioria absoluta dos votos.

Na primeira votação, a candidatura do ex-presidente do Senado e ex-líder sindicalista Franco Marini não conseguiu o apoio dos 672 votos necessários para a eleição. O nome de Marini havia conquistado o apoio da centro-direita e da centro-esquerda na noite de quarta-feira.

Vai depender do novo presidente tentar formar um novo governo de coalizão na Itália. Caso contrário, será necessária a convocação de novas eleições em julho ou no outono (no hemisfério Norte). A eleição realizada no final de fevereiro não teve um vencedor claro, o que deixou a Itália com um Parlamento dividido.


Pier Luigi Bersani, líder da coalizão de centro-esquerda, prometeu encontrar um novo candidato para o cargo.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)