Jornal Estado de Minas

Video que mostra pessoas levando material esportivo após atentado repercurte nos EUA

Vídeo postado no Youtube dois dias após incidente gerou mobilizações de repúdio e apoio ao gesto

Um vídeo postado no Youtube um dia após as explosões de Boston incitou polêmica e opiniões diversas na internet. O trecho de 1:21 minutos de duração mostra pessoas pegando uniformes de uma das barracas da maratona, momentos depois dos atentados que deixaram três mortos e 176 feridos.

A filmagem mostra a transmissão de um canal de notícias americano, com dezenas de pessoas coletando jaquetas e uniformes de caixas de papelão. "Pessoas em Boston saqueiam equipamentos da maratona momentos após a explosão" e "Pessoas saqueiam Boston após explosão" são as descrições mais comuns para o vídeo, replicado por vários usuários do Youtube.
Enquanto alguns criticam o gesto e enveredam por discussões raciais e religiosas, outros usuários defendem o ato ao desmentir o saque. "Eles não estavam saqueando. Os organizadores da maratona disponibilizaram aqueles itens e as pessoas estavam recolhendo-os para os feridos" defendeu um internauta em seu comentário. Outro internauta declara que o trecho é curto demais e não deixa claro o que está acontecendo. "Vocês não fazem ideia do que se passa neste vídeo, você pode apenas supor. Como você pode saber se eles estavam mesmo roubando?", declara.

Em um evento ecumênico em homenagem às vítimas celebrado nesta quinta-feira em Boston, o presidente americano Obama admitiu que os responsáveis pelos ataques ainda não foram encontrados, mas que "fará de tudo para que a justiça seja feita".

Veja momento em que pessoas pegam uniformes da maratona: