Jornal Estado de Minas

Polícia fecha comércio e vasculha casas à procura do segundo suspeito dos atentados de Boston

Operação realizada em Watertown, Massachusetts, busca homem identificado como "suspeito dois" pelo FBI. Primeiro suspeito foi morto por policiais na noite de quinta-feira

"Suspeito dois" (esq.) é alvo de caçada que mobiliza a cidade de Watertown, Massachusetts. "Suspeito um" (dir.) foi morto por policiais em operação ocorrida na noite de quinta-feira - Foto: Divulgação / FBI
A elegante Cambridge e a cidade vizinha de Watertown, na região metropolitana de Boston, foram cenário de tiroteios, explosões e perseguições durante várias horas na noite de quinta-feira e madrugada de sexta-feira para a captura dos dois suspeitos do atentado que deixou três mortos e mais de 180 feridos durante a maratona da cidade.


Um dos homens foi morto pela polícia em uma megaoperação ocorrida na noite de quinta-feira nos arredores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts – MIT. O segundo suspeito é considerado foragido e é alvo de uma caçada policial que prossegue na manhã desta sexta, com a participação de milhares de policiais.

Veja imagens da caçada aos suspeitos pelos atentados de Boston

 

Veja fotos dos atentados de Boston
Veja imagens do memorial às vítimas


O chefe do departamento de segurança interna dos EUA, Kurt Schwartz, pediu aos moradores de Watertown e região que fiquem em casa na manhã desta sexta-feira. O pedido foi reforçado pelo governador do Massachusetts, Deval Patrick, que também ordenou que o comércio seja mantido fechado. Os serviços de transporte público de Boston também foram interrompidos pela operação.


A seguir uma cronologia dos acontecimentos a partir do relato da polícia e da promotoria de Middlesex, responsável pela área de Cambridge, que inclui o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), e Watertown:

- 22H20 locais de quinta-feira: a polícia recebe informações de tiros no campus do MIT, separado de Boston pelo rio Charles.

- 22H30: um policial é encontrado morto com vários tiros em seu veículo no campus leste do instituto.

- Pouco depois a polícia recebe informações sobre o roubo de um carro por dois indivíduos em Cambridge. O motorista do carro permanece com os sequestradores durante meia hora e é liberado ileso em um posto de gasolina.

- A polícia inicia a operação de busca do veículo e encontra o carro em Watertown, cidade vizinha a Cambridge.

- Começa uma perseguição com tiroteio e um dos suspeitos fica gravemente ferido, assim como um policial. O suspeito é declarado morto no hospital.

- A polícia começa a procurar casa por casa na área de Watertown. A operação prossegue nesta sexta-feira.

- 02H00 locais de sexta-feira: A polícia estadual de Massachusetts publica uma mensagem no Twitter na qual pede aos moradores da cidade de Watertown que permaneça em suas residência e "não responda à porta, exceto no caso de um oficial de polícia identificado".

- 04H00: a polícia de Boston confirma oficialmente que o suspeito morto é um dos indivíduos identificados como possíveis autores do atentado da maratona.

"Um suspeito morto. Outro fugitivo", anuncia o chefe de polícia de Boston, Ed Davis.

(*Com AFP)