A elegante Cambridge e a cidade vizinha de Watertown, na região metropolitana de Boston, foram cenário de tiroteios, explosões e perseguições durante várias horas na noite de quinta-feira e madrugada de sexta-feira para a captura dos dois suspeitos do atentado que deixou três mortos e mais de 180 feridos durante a maratona da cidade.
Leia Mais
Polícia mata um suspeito dos atentados de Boston; segundo homem é procuradoPolicial é morto no MIT e agentes fazem grande operação na região de Boston FBI divulga imagens de suspeitos no dia dos atentados de BostonObama reafirma força dos EUA e promete capturar autores do atentado em Boston Não se pode especular sobre origem chechena dos irmãos de Boston, diz KerryPerfil na internet descreve suspeito dos atentados como boxeador e muçulmanoSuspeitos dos atentados de Boston são identificados por imprensa americanaUm dos homens foi morto pela polícia em uma megaoperação ocorrida na noite de quinta-feira nos arredores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts – MIT. O segundo suspeito é considerado foragido e é alvo de uma caçada policial que prossegue na manhã desta sexta, com a participação de milhares de policiais.
O chefe do departamento de segurança interna dos EUA, Kurt Schwartz, pediu aos moradores de Watertown e região que fiquem em casa na manhã desta sexta-feira. O pedido foi reforçado pelo governador do Massachusetts, Deval Patrick, que também ordenou que o comércio seja mantido fechado. Os serviços de transporte público de Boston também foram interrompidos pela operação.
A seguir uma cronologia dos acontecimentos a partir do relato da polícia e da promotoria de Middlesex, responsável pela área de Cambridge, que inclui o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), e Watertown:
- 22H20 locais de quinta-feira: a polícia recebe informações de tiros no campus do MIT, separado de Boston pelo rio Charles.
- 22H30: um policial é encontrado morto com vários tiros em seu veículo no campus leste do instituto.
- Pouco depois a polícia recebe informações sobre o roubo de um carro por dois indivíduos em Cambridge. O motorista do carro permanece com os sequestradores durante meia hora e é liberado ileso em um posto de gasolina.
- A polícia inicia a operação de busca do veículo e encontra o carro em Watertown, cidade vizinha a Cambridge.
- Começa uma perseguição com tiroteio e um dos suspeitos fica gravemente ferido, assim como um policial. O suspeito é declarado morto no hospital.
- A polícia começa a procurar casa por casa na área de Watertown. A operação prossegue nesta sexta-feira.
- 02H00 locais de sexta-feira: A polícia estadual de Massachusetts publica uma mensagem no Twitter na qual pede aos moradores da cidade de Watertown que permaneça em suas residência e "não responda à porta, exceto no caso de um oficial de polícia identificado".
- 04H00: a polícia de Boston confirma oficialmente que o suspeito morto é um dos indivíduos identificados como possíveis autores do atentado da maratona.
"Um suspeito morto. Outro fugitivo", anuncia o chefe de polícia de Boston, Ed Davis.
(*Com AFP)