Jornal Estado de Minas

Navios chineses entram nas águas territoriais das Ilhas Senkaku

AFP

Oito navios chineses entraram nesta terça-feira nas águas territoriais das Ilhas Senkaku, administradas por Tóquio mas reivindicadas por Pequim, no mesmo dia da visita de 170 deputados japoneses ao polêmico santuário de Yasukuni, em Tóquio, informaram as autoridades japonesas.

Esta é a primeira vez que tantos navios do governo chinês entram juntos na zona de 12 milhas náuticas (22 km) em torno destas pequenas ilhas no Mar da China Oriental, palco de uma antiga disputa entre Tóquio e Pequim.

A chegada dos navios ocorreu paralelamente à visita de 170 deputados japoneses ao polêmico santuário xintoísta de Yasukuni, em Tóquio, que honra a memória dos 2,5 milhões de soldados japoneses mortos por seu país e visto pelos chineses como um símbolo doo passado militarista do Japão.

A visita desta terça foi a mais importante já realizada pelos deputados japoneses desde 1989. Entre os militares mortos homenageados em Yasukuni estão 14 oficiais declarados culpados por crimes de guerra durante a Segunda Guerra Mundial.