Os primeiros interrogatórios a Dzhokhar Tsarnaev, 19, anos eliminaram a possibilidade do envolvimento de organizações terroristas nos atentados que deixaram três mortos e mais de 180 feridos em Boston, no último dia 15.
Leia Mais
Dzhokhar Tsarnaev é indiciado por ataques contra BostonLocal das explosões em Boston deve ser reaberto nesta terça-feiraUm dos suspeitos dos atentados de Boston esteve na ÁustriaSuspeito de atentado de Boston pode enfrentar pena de mortePelo menos 50 feridos nas explosões em Boston continuam hospitalizados Atentado de Boston foi resposta a guerras no Iraque e AfeganistãoNúmero de feridos em atentados de Boston sobe para 264Segundo o canal de notícias americano CNN, uma fonte ligada ao governo americano informou que o rapaz teria afirmado que Tamerlan Tsarnaev – seu irmão – seria o responsável por orquestrar as duas explosões ocorridas durante a 177ª Maratona de Boston, tradicional evento anual da capital do Massachusetts. Com ferimentos na boca e pescoço, e respirando com auxílio de aparelhos, Dzhokhar se comunica com as autoridades por meio da escrita e gestos.
Ainda de acordo com a fonte, entrevistas preliminares com Tsarnaev definiram o perfil dos irmãos como jihadistas radicalizados. Dzhokhar teria informado aos investigadores que a motivação da dupla teria sido inspirada pela ideia de que o Islã está sob ataques que precisam ser retaliados por jihadistas.
“Oficiais do FBI informaram que as entrevistas ainda são preliminares, e o relato de Tsarnaev deve ser revisado e acompanhado por investigadores”, informou um membro da agência à CNN. “Apesar de não haver indícios de que outros indivíduos tenham auxiliado os irmãos, ainda há muito trabalho a ser feito até que se confirme o não envolvimento de terceiros nos atentados de 15 de abril”, continuou.
Temendo novos ataques e o envolvimento de outras partes nos atentados, autoridades do governo declararam “exceção de segurança” no caso de Dzhokhar, e o rapaz teve os “direitos de Miranda” suspendidos por alguns dias. Isso permite que o jovem checheno seja interrogado sem a presença de um advogado.
Julgamento em corte civil
Hospitalizado com ferimentos na mão, cabeça, pescoço e pernas, Dzhokhar foi indiciado pelo uso de arma de destruição em massa e por destruição de propriedade seguida de morte. O Departamento de Justiça afirmou que ele pode ser condenado a uma pena fixa, à prisão perpétua ou à morte. A Casa Branca descartou a hipótese de que Tsarnaev, que é naturalizado cidadão dos EUA, seja tratado para fins judiciais como um combatente inimigo e ele deve ser julgado em uma corte civil.
O mais velhos dos suspeitos, Tamerlan Tsarnaev, de 26 anos, morto na madrugada de sexta-feira, quando tentava fugir durante a perseguição, era suspeito de outro crime e já foi investigado pelo FBI e por serviços de inteligência russos. Ele pode ter sido o responsável por um triplo homicídio cometido em Waltham, nos arredores de Boston, em setembro de 2011, informou um porta-voz da promotoria. Morando legalmente nos EUA há cerca de 10 anos, Tamerlan era casado havia ao menos três e tinha uma filha pequena. Procurada pelas autoridades, Katherine Russell, a viúva (americana) do suspeito, negou-se a dar declarações. De acordo com seu advogado, a mulher desconhecia qualquer ligação do marido com grupos extremistas.
Pouco mais de uma semana após os ataques, o local das explosões começa a ser reaberto ao público. “A região de Copley Square será aberta pouco a pouco, à medida que investigadores terminem as buscas por aquela que é considerada a maior cena do crime da história de Boston”, informou o Boston Globe nesta terça.
(*Com AFP)