Rhode Island se tornou, nesta quinta-feira, o 10º estado dos EUA a autorizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo, que agora é legal em toda a região nordeste do país.
O governador Lincoln Chafee, republicano que se tornou independente, assinou o projeto de lei adotado nesta tarde pela Assembleia Legislativa por 56 votos a favor e 15 contra.
"É um dia verdadeiramente histórico para o nosso Estado", declarou Chafee após a votação na capital, Providence, destacando a "tolerância" desse pequeno estado muito católico.
O projeto já havia sido aprovado no Senado de Rhode Island, por 26 votos a favor e 12 contra, em 25 de abril.
A nova lei entrará em vigor em 1º de agosto.
Os homossexuais já podiam se casar legalmente nos outros estados do Nordeste, região tradicionalmente mais progressista: Massachusetts (desde maio de 2004), Connecticut (novembro de 2008), Vermont (setembro de 2009), New Hampshire (janeiro de 2010), Nova York (julho 2011) e Maine (novembro de 2012). Ao todo, o casamento gay agora é legal em dez dos 50 estados e na capital, Washington, D.C.
Pelo menos 30 estados aprovaram emendas em suas Constituições, definindo o casamento como a união entre um homem e uma mulher.
O governo federal proíbe a união de casais do mesmo sexo, de acordo com a Lei Federal de Defesa do Casamento (DOMA, na sigla em inglês).
Em maio de 2012, porém, o presidente Barack Obama declarou seu apoio ao casamento gay. Em janeiro passado, em seu discurso de posse do segundo mandato, Obama defendeu, explicitamente, os direitos dos homossexuais.