Jornal Estado de Minas

Papa visitará santuário da Sardenha vinculado a Buenos Aires

Ilha de Cagliari tem ligação fraternal com a capital argentina

AFP

  - Foto: AFP PHOTO / VINCENZO PINTO

 O papa Francisco anunciou nesta quarta-feira uma visita iminente ao santuário da Virgem de Bonaria, em Cagliari (ilha italiana da Sardenha), que tem vínculos com Buenos Aires.

 "Quero anunciar aqui que desejo visitar o santuário de Cagliari. Quase certamente isso irá ocorrer no mês de setembro", anunciou o Papa no fim da audiência geral das quartas-feiras.

 "Entre a cidade de Buenos Aires e Cagliari, há uma fraternidade, devido a uma história muito antiga, que remonta à época da fundação de Buenos Aires", explicou o Papa diante de 70.000 pessoas reunidas na Praça de São Pedro.

 Esta é a primeira confirmação de uma viagem do Papa dentro da Itália. Acreditava-se que a primeira viagem de Francisco na Itália seria à cidade de Assis, já que optou, ao ser eleito Papa, pelo nome de Francisco.

 Na primeira fundação de Buenos Aires, Pedro de Mendoza chamou o local de "Real de Nuestra Señora Santa María del Buen Ayre" (Porto de Nossa Senhora Santa Maria do Bom Ar)para cumprir uma promessa feita à padroeira dos navegantes que se encontrava na Confraria dos Mercadores de Triana. "Buen Ayre" era a tradução para o espanhol do nome da virgem de Bonaria, ou seja, a quem os padres mercedários ergueram um santuário para os navegantes na Sardenha, e que também era venerada pelos navegantes de Cádiz (Espanha).

 Em 2008, o antecessor de Francisco, Bento XVI, viajou à Sardenha para uma visita pastoral de um dia durante a qual celebrou uma missa diante do santuário de Santa Maria di Bonaria.