Jornal Estado de Minas

Bomba da 2ª Guerra Mundial é achada no teto do Parlamento de Budapeste, na Hungria

Artefato causou evacuação do prédio, que é um dos maiores pontos turísticos da capital da Hungria

Agência Brasil

  Bomba encontrada no Parlamento é de origem soviética - Foto: AP Photo/MTI/Sandor H.Szabo

 As autoridades da Hungria descobriram nesta sexta-feira (24) uma bomba da 2ª Guerra Mundial (1939-1945) no teto da Câmara dos Deputados de Budapeste, capital do país. Para retirar o artefato, os policias esvaziaram o prédio, determinando a saída de cerca de mil pessoas da área, inclusive moradores da região. O Ministério da Defesa da Hungria informou que a bomba foi fabricada por soviéticos.

 

Várias cidades da Hungria foram aliadas do regime nazista, durante a 2ª Guerra Mundial, e bombardeadas por forças norte-americanas, britânicas e soviéticas durante os últimos meses do conflito. A capital de Budapeste foi bombardeada 37 vezes.

 Desde 2008, há descobertas de resquícios da 2ª Grande Mundial na capital húngara levando a 11 desocupação de locais. Há três dias, foi localizada uma bomba de 70 quilos perto do Palácio Real de Budapeste. Há sete meses, uma bomba com 500 quilos, de fabricação norte-americana, foi descoberta no Rio Danúbio, perto de uma ponte ferroviária na zona norte de Budapeste.