“Uma experiência que mudou minha vida”. Assim o velejador J.R. Gilkinson define seu encontro inesperado com um filhote de leão marinho na costa da Califórnia, nos EUA, no mês passado. Ele estava navegando com amigos quando o animal saltou espontaneamente para dentro do barco e apoiou a cabeça sobre suas pernas. O inusitado ato de carinho entre os dois seres vivos foi filmado por uma ocupante da embarcação e postado no Youtube, onde alcançou cerca de 39 mil visualizações em cerca de uma semana.
As imagens mostram o leão marinho se aproximando do barco, aparentemente cansado. Após subir no barco, ele repousa em um banco e aproxima-se de Gilkinson. Ele chega a fechar os olhos quando apoa-se sobre a perna do velejador. Segundo relato do velejador, o filhote permaneceu a bordo por cerca de 90 minutos e só pulou novamente na água quando a embarcação já se aproximava do pier.
Embora episódios como o vivido por J.R. Gilkinson sejam raros, a interação entre leões marinhos e humanos é relativamente comum. Muitos animais são treinados para apresentações aquáticas e até a marinha norte-americana chegou a treinar alguns animais para missões submarinas.