(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Atirador de Santa Monica, na Califórnia, era doente mental

O atirador matou quatro pessoas, incluindo o pai e um irmão, e deixou cinco feridas, depois de disparar um fuzil semiautomático pelas ruas da cidade


postado em 09/06/2013 07:00 / atualizado em 09/06/2013 08:06

Parte do rifle usado no massacre é exibida por oficial da polícia(foto: JONATHAN ALCORN/Reuters)
Parte do rifle usado no massacre é exibida por oficial da polícia (foto: JONATHAN ALCORN/Reuters)
O homem que abriu fogo na sexta-feira contra moradores de Santa Mônica, na Califórnia, sofria de problemas mentais, de acordo com a rede CNN. O atirador matou quatro pessoas, incluindo o pai e um irmão, e deixou cinco feridas, depois de disparar um fuzil semiautomático pelas ruas da cidade. Ele também morreu em uma troca de tiros com a polícia dentro da biblioteca da Faculdade de Santa Mônica. No momento dos ataques, Barack Obama estava a poucos quilômetros de distância, participando de um evento de arrecadação de fundos. O presidente americano viajou para o estado da Costa Oeste para receber o novo mandatário chinês, Xi Jinping, em uma atmosfera menos formal que Washington.


O tiroteio poderá acirrar a polêmica sobre o controle da venda de armas nos EUA. O massacre em uma escola de Newtown, que deixou 20 crianças e seis adultos mortos em dezembro de 2012, incentivou parte da população americana, incluindo Obama, a pedir mais rigor na fiscalização de um comércio em ascensão. Entre as providências, estaria a checagem dos antecedentes criminais e psicológicos de indivíduos que se candidatam a comprar uma arma de fogo. Adam Lanza, autor dos disparos em Connecticut, sofreria de problemas mentais relacionados ao comportamento antissocial, embora isso nunca tivesse sido confirmado pela família.

Tratamento O atirador de Santa Mônica, cujo nome não foi divulgado pela polícia, foi internado em uma clínica psiquiátrica há dois anos. O motivo do tratamento teria sido o fato de o homem, que aparentava entre 25 e 30 anos, ter expressado o desejo de ferir alguém. Testemunhas do ataque de sexta-feira disseram que ele usava colete a prova de balas e caminhava tranquilamente enquanto disparava seu rifle, além de demonstrar que tinha experiência no manejo da arma.


Os ataques começaram na casa da família do atirador, localizada na rodovia que dá acesso a Santa Mônica. Por motivos ainda não esclarecidos, ele matou o pai e o irmão e ateou fogo no imóvel. Em seguida, obrigou uma motorista a levá-lo para o centro da cidade, onde começou os disparos. O cenário final do tiroteio foi a Faculdade de Santa Mônica, embora a polícia não ache que a escolha do local tenha sido premeditada.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)