Jornal Estado de Minas

Votação em eleição presidencial do Irã é prolongada em duas horas

AFP

As operações de votação para as eleições presidenciais iranianas foram prolongadas por duas horas nesta sexta-feira devido a uma grande participação, segundo um comunicado do ministério do Interior.

"Devido aos relatórios recebidos das diversas circunscrições no país pedindo uma prolongação das eleições, o ministro do Interior (...) decidiu adiá-las por duas horas até as 20h00" (13h30 de Brasília), afirmou o comunicado do ministério lido na rede de televisão estatal.

Pouco antes, o ministro do Interior, Mostafa Mohamed Najar, citado pela agência Fars, havia declarado que, "devido à afluência dos eleitores, as operações de votação certamente serão prolongadas".

Não foram fornecidos números sobre a taxa de participação, mas muitos eleitores faziam fila em frente aos locais de votação em Teerã, constataram jornalistas da AFP.

Cerca de 50,5 milhões de eleitores foram convocados para eleger o sucessor do presidente Mahmud Ahmadinejad, que não pode aspirar a um terceiro mandato consecutivo e cuja reeleição em 2009 havia sido impugnada nas manifestações. Os iranianos também elegem seus vereadores.