Jornal Estado de Minas

USDA considera trigo transgênico descoberto no Oregon caso 'isolado'

AFP

A descoberto de um cultivo de trigo transgênico não homologado no Oregon (oeste dos Estados Unidos), parece ser um incidente "isolado", informou esta sexta-feira o Departamento da Agricultura (USDA).

"No dia de hoje, o USDA não encontrou ou não foi informado de nada que indique que se trate de algo diferente de um fato isolado, em um único campo, em uma única fazenda", indicou o departamento em um comunicado.

"Com base em todos os dados reunidos até agora, nenhuma espécie de trigo geneticamente modificado foi comercializada", destacou o informe.

O USDA anunciou na semana passada que um campo no Oregon (noroeste) cultivava uma variedade não homologada, cujos testes foram suspensos em 2005.

A gigante americana da agroquímica Monsanto tinha efetuado testes deste trigo transgênicos em vários campos abertos entre 1998 e 2004, antes de abandonar o projeto.

A autoridade agrícola informou que não esclareceu a causa da presença destes grãos de trigo modificado.

"Os pesquisadores continuam seus trabalhos e consultaram cerca de 200 produtores da região", disse o USDA.

Vários países asiáticos suspenderam parte de suas importações de trigo branco americano, enquanto a União Europeia pediu aos seus membros que fizessem testes com o trigo americano.