Washington se disse neste domingo preparado para uma negociação direta com o Irã depois do anúncio da vitória do clérigo moderado Hassan Rohani, que marcou o fim de oito anos de um governo conservador caracterizado por tensões com os países ocidentais por seu programa nuclear iraniano.
"Se (Rohani) estiver interessado em normalizar as relações do Irã com o restante do mundo, existe uma oportunidade para fazê-lo", disse o chefe de gabinete da Casa Branca, Denis McDonough, à rede CBS News. "Se cumprir suas obrigações estabelecidas na resolução do Conselho de Segurança da ONU de admitir os erros deste programa nuclear ilícito, terá em nós um sócio", disse.
Estados Unidos, Israel e os países ocidentais suspeitam que Teerã tente desenvolver uma arma nuclear, mas o regime iraniano insiste que seu programa tem fins civis.
McDonough disse que se Rohani respeitar as obrigações de seu governo, "abre-se uma grande oportunidade para o Irã, e para o povo desse país, de ter o tipo de futuro que eles desejam".
Ex-negociador nuclear, Rohani prometeu uma postura mais construtiva nas negociações com o Ocidente.
O novo presidente, que assumirá o posto de Mahmud Ahmadinejad, disse neste domingo que o seu triunfo é uma vitória sobre o extremismo, mas também pediu que os países ocidentais "reconheçam os direitos" do Irã nas negociações sobre a questão nuclear.