Jornal Estado de Minas

João Paulo II e João XXIII serão canonizados em cerimônia conjunta

Papa Francisco já assinou decreto que torna os dois religiosos santos, mas procedimento ainda requer uma cerimônia no Vaticano

Alexandre Carneiro
João Paulo II e João XXIII serão canonizados ainda em 2013 - Foto: AP Photo/Massimo Sambucetti
Os papas João Paulo II e João XXIII serão canonizados em 2013, em uma cerimônia conjunta. A data, ainda desconhecida, será marcada em uma reunião envolvendo o papa Francisco e cardeais da Igreja Católica, chamada de consistório. Contudo, o Vaticano confirmou nesta sexta-feira (05) a assinatura do que decreto que torna santos os dois religiosos.
Infográfico sobre a canonização de João Paulo II - Clique aqui - Foto: Infografia/Soraia PivaO anúncio da canonização de João Paulo II como santo é esperado desde a última terça-feira (2), quando o Vaticano reconheceu o segundo milagre realizado pelo pontífice, que teria ocorrido na mesma noite de sua beatificação, em maio de 2011. O falecido papa teria curado uma mulher da Costa Rica de uma grave lesão cerebral.

O processo de canonização requer a comprovação pelo Vaticano de pelo menos dois milagres. Inicialmente, há a proclamação de Servo de Deus e posteriormente a beatificação, que é o reconhecimento do primeiro dos milagres.

Na manhã desta sexta-feira, Francisco se encontrou com Bento XVI nos jardins do Vaticano. No encontro, Francisco mostrou as novas imagens de São José e São Miguel Arcanjo, que serão colocadas na Cidade do Vaticano. Bento XVI elogiou o projeto. Os dois papas se abraçaram e conversaram por alguns minutos.

A notícia ganhou destaque na imprensa internacional, sobretudo na Itália. O jornal Corriere de la Sera mencionou um pronunciamento do padre Federico Lombardi, porta-voz do Vaticano, que destaca grande adesão dos religiosos para a convocação do consistório.

João Paulo II, cujo nome de batismo é Karol Wojtyla, nasceu na Polônia e ficou à frente do Vaticano de 1978 a 2005. Já João XXIII, nascido Angelo Roncalli, na Itália, exerceu o pontificado de 1958 a 1963.

Com informações da Agência Brasil