(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Snowden aceitou oferta de asilo apresentada pela Venezuela, diz parlamentar russo

Legislador Alexei Pushkov disse pelo twitter que norte-americano teria aceitado a oferta de Nicolás Maduro, mas depois retirou declaração do ar


postado em 09/07/2013 13:04

Snowden permanece em aeroporto russo(foto: REUTERS/Glenn Greenwald/Laura Poitras/Courtesy of the Guardian/Handout via Reuters )
Snowden permanece em aeroporto russo (foto: REUTERS/Glenn Greenwald/Laura Poitras/Courtesy of the Guardian/Handout via Reuters )
 

O ex-analista americano da inteligência Edward Snowden, que está há duas semanas bloqueado na zona de trânsito de um aeroporto de Moscou, aceitou a oferta de asilo político apresentada pelo governo da Venezuela, afirmou nesta terça-feira um influente legislador russo.

 "Como era esperado, Snowden aceitou a oferta do presidente (venezuelano Nicolás) Maduro sobre asilo político", afirmou na rede Twitter o legislador Alexei Pushkov, presidente do comitê de Relações Exteriores na câmara baixa do Parlamento russo. Aparentemente, esta opção pareceu ser a mais confiável para Snowden", acrescentou.

 

A mensagem de Pushkov sobre o eventual asilo de Snowden na Venezuela, no entanto, foi posteriormente retirada do Twitter. O governo da Venezuela havia oferecido na semana passada asilo para Snowden, em um gesto que foi seguido pelas autoridades de Bolívia e Nicarágua.

 Snowden, que está no centro de um escândalo internacional ao revelar a extensão da espionagem eletrônica e telefônica americana, havia enviado cartas pedindo asilo a cerca de vinte países, incluindo Venezuela.

 Maduro chegou a afirmar à imprensa em Caracas que havia "recebido a carta com o pedido de asilo" de Snowden, e acrescentou que o ex-analista americano "deve decidir quando viajará, se finalmente desejar vir" à Venezuela.

 Snowden não pode sair da zona de trânsito do aeroporto de Sheremetievo, já que seu passaporte americano foi revogado pelas autoridades de seu país, e não possui documentos que lhe permitam viajar.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)