Representantes de movimentos civis norte-americanos prometem para esta quinta-feira (11) manifestações nas principais ruas de Washington (capital dos Estados Unidos) em apoio ao consultor Edward Snowden, que denunciou o monitoramento de dados de cidadãos – norte-americanos e estrangeiros - pelos Estados Unidos. Houve reações no Brasil e em vários países da América Latina e da Europa às denúncias e pedidos de informações às autoridades norte-americanas.
Leia Mais
Ex-técnico Snowden satisfeito pelo debate que provocouSnowden precisa se decidir sobre asilo, diz MaduroPatriota diz que Brasil não concederá asilo a SnowdenEventual asilo a Snowden deixa Venezuela em rota de colisão com EUASnowden continua em Moscou, apesar das ofertas de asilo político de países latino-americanosSnowden pede reunião com ativistas de direitos humanosRússia comprará máquinas de escrever para evitar vazamentos de informaçõesEm comunicado, eles disseram que o objetivo dos atos é “agradecer” aos países da América Latina que ofereceram asilo político a Snowden e exigir que a Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (cuja sigla em inglês é NSA) acabe com a “espionagem ilegal”.
Media Benjamin, um dos responsáveis pelos protestos, elogiou a disposição dos latino-americanos de reagir aos Estados Unidos. Michael Bochenek, da organização não governamental Anistia Internacional classificou de “deplorável” a pressão dos Estados Unidos para que os governos não concedam asilo político a Snowden.