Jornal Estado de Minas

Reino Unido fecha embaixada no Iêmen por razões de segurança

Consulado ficará fechado no domingo, 4 e na segunda, 5. Governo britânico teme atentados terroristas nos últimos dias do Ramadã

AFP

A embaixada do Reino Unido no Iêmen será fechada no domingo, dia 4 de agosto, e na segunda-feira, 5, anunciou nesta sexta-feira o Foreign Office, mencionado motivos de segurança.

"Nós retiramos alguns membros do pessoal (da embaixada) de Sanaa, em razão das preocupações crescentes com a segurança", indicou o porta-voz.

"Estamos particularmente preocupados com a situação da segurança nos últimos dias do Ramadã e com (a festa muçulmana do) Aïd", acrescentou o Foreign Office.

O anúncio foi feito depois de Washington ter anunciado nesta quinta-feira a sua intenção de fechar 22 consulados e embaixadas no domingo.

Na sexta, o Departamento de Estado divulgou um alerta para todos os cidadãos americanos no mundo. Atentados podem ser praticados em agosto, "particularmente no Oriente Médio e na África do Norte", advertiu, citando também "a Península Arábica".

O Foreign Office desaconselha os britânicos a viajar para o Iêmen e pede que seus cidadãos que estiverem no país deixem a região.

O Ministério britânico "aconselha uma vigilância particular durante o Ramadã, durante o qual as tensões poderão aumentar", acrescentou o porta-voz.