A tempestade tropical Henriette se converteu na madrugada desta terça-feira em furacão categoria um sobre o oceano Pacífico a mais de 2.000 km da costa do México, da qual segue se afastando, informou o governo.
"A tempestade tropical 'Henriette' se intensificou a furacão categoria I - de um máximo de cinco - no oceano Pacífico, enquanto segue se afastando da costa do México", indicou a Comissão Nacional de Água em seu último relatório.
Henriette se encontrava na manhã desta terça-feira 2.435 km a oeste-sudoeste de Cabo San Lucas, no estado da Baixa Califórnia Sul (noroeste).
"Por seu afastamento não há zona de alerta", mas seguirá "se intensificando durante as 48 horas seguintes, longe da costa do México", prosseguiu a Comissão Nacional da Água.
O fenômeno se desloca na direção oeste-noroeste a uma velocidade de 17 km/h, acompanhado de ventos sustentados de 120 km/h e rajadas de até 150 km/h.
O último furacão que afetou a costa mexicana do Pacífico foi Erick, que em julho deixou dois mortos e quinhentos atingidos.