Jornal Estado de Minas

Explosão em edifício de Rosário, Argentina, deixa cinco mortos

Abalo seguido de incêndio aconteceu em Rosário, a 300 km de Buenos Aires. Cinquenta pessoas ficaram feridas

AFP

Incidente teria sido causado pelo sistema de aquecimento do edifício - Foto: SEBASTIAN GRANATA / TELAM / AFP
A forte explosão registrada nesta terça-feira em um edifício do centro da cidade argentina de Rosario, 300 km ao norte de Buenos Aires, deuxou um balanço provisório de pelo menos cinco mortos e 50 feridos. "Até agora, são cinco os mortos ao menos outros 50 feridos", declarou à imprensa Miguel Cappiello, ministro da saúde da província de Santa Fé, onde Rosário se situa.

Veja mais fotos da explosão em Rosário


Entre os feridos, há ao menos duas crianças pequenas, que sofreram traumatismo craniano. "A onda expansiva foi tremenda", afirmou ao canal C5N Juan Carlos, funcionário do edifício. A explosão foi ouvida e o tremor sentido num raio de vários metros.
Após a explosão, aparentemente ocorrido no sistema de aquecimento, um incêndio foi deflagrado no prédio de 10 andares, onde ainda há pessoas soterradas.

Vários gritos ainda são ouvidos em meio aos escombros, informou o corpo de bombeiros. A secretaria de Saúde decretou emergência sanitária e o fornecimento de energia elétrica e de gás foi cortado. Os moradores vizinhos foram evacuados num raio de 2.000 metros, onde há 11 escolas.

Depois da explosão, inédita na cidade, foram vistas cenas de pânico, com pessoas correndo pela rua, chorando e olhando incrédulas para o cenário de devastação. Rosário é a terceira cidade de maior população da Argentina, com 1,1 milhão de habitantes.