Jornal Estado de Minas

Helicóptero do Exército é derrubado no Iêmen deixando 8 soldados mortos

Aeronave transportava o general Hussein al-Mashaba, encarregado de defender instalações petroleiras na região

AFP

Soldados do Exército que protegiam oleodutos entraram em conflito com membros tribais na última semana, em Wadi Abida - Foto: MOHAMMED HUWAIS / AFP
Um helicóptero do Exército foi derrubado nesta terça-feira no Iêmen por membros de tribos, matando oito soldados, anunciou uma liderança tribal.

A bordo do helicóptero estava o general Hussein al-Mashaba, encarregado da defesa das instalações petroleiras, indicou esta fonte.

Membros de tribos armados enfrentaram recentemente soldados do Exército em Wadi Abida, no leste da província de Marib. As forças de segurança protegiam a equipe de manutenção que tentava reparar um oleoduto atacado com explosivos na semana passada, disse o líder tribal à AFP.

O Iêmen, um país pobre da Península Arábica, produz petróleo em pequenas quantidades --300.000 barris por dia-- e conta com essas exportações para alimentar o orçamento estatal. As crises políticas e a insegurança deixam a economia desse país à beira do desastre e as frequentes sabotagens de oleodutos causaram uma queda de 4,5% nas exportações de cru.