"Revelada primeira imagem do exoesqueleto robótico que se encontra em processo de construção pela equipe internacional do projeto Andar de Novo (Walk Again Project). Imagem mostra os 5 módulos do exoesqueleto e o seu backpack the controle", informou Nicholelis na nota. Realizado pelo Centro de Neuroengenharia da universidade americana de Duke, o projeto conta com membros da comunidade científica internacional e pretende estabelecer uma conexão entre o cérebro humano e máquinas eletrônicas. No futuro, ele possibilitará que pessoas imobilizadas se movimentem com o auxílio de membros artificiais.
Atualmente, cientistas testam a tecnologia com primatas, com resultados positivos. "Hoje também, mais um trabalho do Centro de Neuroengenharia da Duke University foi aceito para publicação numa das grandes revistas de ciência americana. O trabalho revela uma propriedade até então desconhecida do córtex somestésico de primatas", explicou Nicholelis em sua página.
No primeiro esquema divulgado, Miguel apresentou os cinco módulos do exoesqueleto e sua mochila de controle. O neurocientista também prometeu a seus seguidores mais detalhes sobre o projeto, que serão revelados nos próximos dias.