(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Obama diz que redes regionais da Al-Qaeda ainda são ameaça


postado em 09/08/2013 18:43 / atualizado em 09/08/2013 18:59

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse nesta sexta-feira que a Al-Qaeda está enfraquecida, mas que suas redes regionais ainda são uma ameaça.

Nesta semana, o governo americano determinou o fechamento de pelo menos 19 embaixadas e consulados no Oriente Médio e na África por questões de segurança.

"Ainda temos essas organizações regionais como a AQAP (Al-Qaeda na Península Arábica) que podem representar uma ameaça", reconheceu Obama, em uma entrevista coletiva, ao se referir a esse braço da Al-Qaeda instalado no Iêmen. Os Estados Unidos querem reforçar a capacidade de cada país para combater militantes da Al-Qaeda, disse Obama.

"A Al-Qaeda, que quando nos atacou no 11 de Setembro tinha uma organização central e estava coesa, atomizou-se. Está bastante fraca e não tem muita capacidade operacional", acrescentou o presidente.

Militantes regionais podem "potencialmente dirigir um caminhão-bomba até uma embaixada e matar pessoas", alertou.

"Isso requer de nós que tenhamos uma estratégia que se baseie em reforçar nossos sócios para que tenham sua própria capacidade para enfrentar ameaças regionais que poderiam ser contidas, se esses países fossem um pouco mais fortes", ressaltou.

No fim de semana passado, o Departamento de Estado determinou o fechamento de mais de 20 embaixadas e consulados no Oriente Médio e na África, em resposta a uma ameaça da Al-Qaeda interceptada pela inteligência americana. Algumas sedes diplomáticas já voltaram a funcionar.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)